PIS/PASEP – saiba consultar online

O PIS (Programa de Integração Social) foi criado em 1970 e é uma contribuição usada para fins sociais, buscando assim viabilizar uma melhor distribuição de renda no país, através do pagamento de abonos e seguro desemprego. Saiba como consultar o PIS/PASEP online.

Isso porque ao consultar o PIS/PASEP, o brasileiro tem acesso a todas as informações do programa, tais como limite, extrato, dia de pagamento, calendários, etc. A novidade é que essa consulta pode ser feita online, sem que a pessoa precise ir até o banco.

benefício não é pago pelos trabalhadores, mas sim pelas empresas, que tem a obrigação de realizar o pagamento a todos os funcionários que estiverem cadastrado corretamente e cumprindo os requisitos. O PIS é de empresas privadas e o PASEP de públicas.

O valor do PIS

Salários; Comissões; Adicional de função; Gratificações; Adicional de férias; Quinquênio; Adicional Noturno; Hora extra; Aviso prévio trabalhado; Ajuda de custo; Repouso semanal remunerado e o 13ª salário… Tudo isso é usado para o cálculo do PIS.

Dessa foram, não existe um valor exato do PIS, sendo que tudo depende de uma conta que é feita para calcular o valor do PIS ou do PASEP. Assim, saiba que ele é variável entre 0,65% a 1,65% do faturamento bruto empresa.

Ao passo que, antes mesmo de consultar o PIS, o trabalhador deve saber se faz parte das pessoas que tem direito ao benefício e para isso é simples: ter trabalhado e cadastrado no programa há pelo menos 5 anos e estar no RAIS (relação anual de informações sociais).

Além disso, para ter direito ao PIS/PASEP é preciso ter uma carteira assinada por uma pessoa jurídica em pelo menos 30 dias do ano anterior. Com esses requisitos, o trabalhador já terá direito a receber o PIS.

Como consultar o PIS/PASEP

Existem muitas maneiras de consultar o PIS/PASEP. Mas, a mais fácil é ir direto no ministério do trabalho com os documentos pessoais, aguardar o atendimento e então procurar saber o seu número.

Se preferir, o trabalhador também pode optar pela opção online, mas antes disso precisa ter o número de identificação do trabalhador, o NIT, que também poderá ser solicitado pela web. Para saber o NIT basta acessar o Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Digite o seu nome no campo que aparecerá como “nome de filiado” e então preencha todo o formulário restante com as informações pessoais, como CPF, data de nascimento. Vale ressaltar que o nome completo deverá ser idêntico ao que está em registro na carteira de trabalho.

Na sequência, coloque o seu número de identidade no “documentos complementares”, e revise as informações e clique em continuar. Após esse rápido processo, já aparecerá em tela o número de identificação do trabalhador.

Por que consultar o PIS/PASEP

Com o número do PIS ou do PASEP em mãos, o cliente poderá consultar o saldo do PIS, FGTS, tudo direto no site oficial da Caixa Econômica Federal. Assim como pelo aplicativo Caixa Trabalhador, que é gratuito.

Ao optar por consultar o PIS pelo celular, o cliente consegue economizar dinheiro e economizar tempo para ter acesso a todas as informações do programa.