Hoje em dia, o beneficiário do programa Bolsa Família pode ter acesso a um tipo de crédito que é disponibilizado por grandes bancos com taxas de juros acessíveis e valores que podem ajudar no investimento em várias áreas. Descubra como solicitar o empréstimo.
O crédito recebeu o nome por conta de que para solicitar o empréstimo é preciso ser beneficiário do programa. No entanto, diferente do que muita gente acha, o empréstimo não desconta o benefício de cada família, sendo que esse é apenas um requisito.
Assim, ao solicitar o empréstimo, o consumidor deve considerar vários pontos, como usar o dinheiro para investir na melhoria da qualidade de vida, sendo que a ideia não é acabar com o programa Bolsa Família, mas sim aumentar as chances de aumentar a renda da família toda.
Empréstimo Bolsa Família
O empréstimo do Bolsa Família é uma linha de crédito destinada a todos os beneficiários do programa social, sendo que o limite e o prazo varia conforme as características de cada instituição financeira parceira.
Então, todo beneficiário que tem um negócio próprio ou quer iniciar um pode solicitar o empréstimo em grandes bancos. Mas, existe uma forma certa de fazer isso e não é indo até uma agência bancária.
Dessa forma, o interessado pode usar os recursos para comprar equipamentos ou insumos para o escritório, por exemplo. Assim como pode solicitar o empréstimo pensando em investir em cursos e aulas de capacitação.
E o melhor é que a grande maioria dos bancos parceiros do programa Progredir, que é o responsável pela disponibilização dos recursos, são instituições respeitadas, tais como a própria Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
Como solicitar o empréstimo
Todo mundo que vai solicitar o empréstimo do Bolsa Família deve considerar que só existe um único caminho para fazer isso – e não é indo até uma das agências bancárias. O mais correto é acessar o site do Ministério do Desenvolvimento Social.
No site é preciso encontrar o programa Progredir, que é o responsável pela disponibilização dos recursos para o microcrédito produtivo para os beneficiários do Bolsa Família. Então, é online que é possível solicitar o empréstimo.
Após solicitar o empréstimo do Bolsa Família através do ministério, o interessado deve aguardar a análise e confirmação do ministério, que será responsável por enviar os dados aos bancos parceiros.
Aí sim, o próximo passo é por parte dos bancos: eles vão entrar em contato com as pessoas interessadas no microcrédito produtivo para oferecer todas as condições, lembrando que os bancos tem autoridade para criar suas próprias ofertas.
Taxas do empréstimo
As taxas de empréstimo do Bolsa Família pode variar de banco para banco, portanto, não existe uma taxa única. Mas, o que se sabe é que o governo auxilia e apoia que os bancos ofertem taxas justas aos beneficiários do Bolsa Família.
Assim, ao solicitar o empréstimo da Caixa, por exemplo, que acontece através do microcrédito produtivo, a taxa de juros é de 3,3% enquanto que ainda tem uma TAC (Taxa de Abertura de Crédito), que é de 3% sobre o valor total.