O empréstimo Bolsa Família é uma linha de crédito que é dá direito ao pedido a todos os beneficiários Bolsa Família, sendo que os recursos podem chegar a R$ 15 mil e os bancos participantes são confiáveis, como a Caixa e o BB. Saiba como solicitar o empréstimo.
O detalhe importante é que os recursos podem ser usados para vários fins e o pagamento é feito mensalmente, conforme as orientações de cada banco. A vantagem é que dá para solicitar o empréstimo sem precisar sair de cada.
E, diferente do que muita gente acha, as parcelas do empréstimo não podem ser descontadas do benefício do Bolsa Família, que é de direito de muitas famílias. Assim, ao solicitar o empréstimo e ser aprovado, o interessado deve fazer o pagamento das parcelas de outra forma que não através do benefício social.
O Empréstimo Bolsa Família
O Empréstimo Bolsa Família é o nome dado para o microcrédito produtivo, que é apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. A ideia é dar aos beneficiários do programa a chance dei investirem no próprio negócio e aumentar a renda da família.
Assim sendo, na hora de solicitar o empréstimo, o interessado deve considerar que os recursos poderão ser usados para vários fins, como para a compra de máquinas, de equipamentos, de insumos ou mesmo em cursos de capacitação profissional.
E eles podem ser usados por quem já tem um negócio próprio ou para quem vai investir em um novo projeto. Lembrando que não precisa ser MEI para solicitar o empréstimo, ainda que esse seja um diferencial.
Solicitar Empréstimo Bolsa Família
Todo mundo que tem o interesse em solicitar o empréstimo do Bolsa Família deve fazer isso pela internet porque hoje em dia, com o avanço tecnológico, esse foi o meio escolhido pelo ministério para dar acesso ao crédito a milhares de brasileiros.
Assim sendo, não adianta, ao menos inicialmente, ir até uma agência bancária independente de qual banco seja para solicitar o empréstimo do Bolsa Família porque esse não é o caminho certo a se fazer isso.
No site do Programa Progredir, que fica dentro da plataforma online do Ministério do Desenvolvimento Social, o interessado precisa encontrar a opção do microcrédito produtivo e solicitar o empréstimo seguindo o passo a passo, que é muito simples.
O único requisito é ser beneficiário ativo e atualizado do Bolsa Família e assim estar inscrito no CadÚnico, que é um sistema do governo federal. Depois, basta informar os dados no site para solicitar o empréstimo.
Após isso é que o ministério vai enviar os dados dos interessados aos bancos parceiros e eles entrarão em contato com cada pessoa. Só depois disso, após o contato do banco, é que a família deve ir até uma agência para ver as condições do crédito.
Taxas do Empréstimo Bolsa Família
Não existe uma taxa única para o crédito dos beneficiários do programa. O que existe é um apoio do governo para que os bancos baixem as taxas para essa linha de crédito, só que cada banco pode cobrar o valor que achar recomendável.
Para se ter uma ideia, a Caixa tem um microcrédito que tem taxa mensal de 3,3% de juros. E nesse mesmo crédito tem uma tarifa chamada TAC, que cobra 3% sobre o valor totalmente do empréstimo feito. A saída é analisar a proposta do banco antes de assinar o contrato.