A restrição no nome é muito inoportuna para muitas pessoas que vão solicitar o cartão de crédito. Isso porque os grandes bancos fazem análises em órgãos como SPC e Serasa e acabam não aprovando o pedido do consumidor.
A notícia boa é que hoje em dia é possível solicitar o cartão para negativados, isto é, existem possibilidades de o cliente ter um cartão de crédito com todos os benefícios mesmo com o nome sujo, ao passo que ele poderá contar com programa de pontos e vantagens.
Dentro do mercado financeiro atual, é possível solicitar o cartão de crédito pré-pago ou o cartão de crédito consignado, sendo que essas opções estão disponíveis para os negativados. Além disso, existe outra dica para quem está nessa situação e quer ter em mãos o cartão.
1 – Cartão Pré-Pago
A 1ª dica para quem quer solicitar o cartão para negativados é optar pelo cartão pré-pago, que é uma opção disponível no mercado financeiro em várias versões e permite o acesso a um produto com todas as características de um cartão de crédito tradicional.
Várias empresas emitem o cartão pré-pago, sendo que a maior parte não cobra tarifas como a de anuidade ou a mensalidade. Também não há juros para o atraso no pagamento, já que sem limite, o cartão não pode ser usado.
Para solicitar o cartão pré-pago, o cliente precisa ter mais de 18 anos e fazer um cadastro. Depois disso, basta fazer cargas e recargas iniciais, conforme o próprio orçamento financeiro de cada pessoa.
2 – Cartão Consignado
Outra opção para solicitar o cartão para negativados é optar pelo consignado. O consignado é aquele cartão que tem a fatura descontada diretamente da folha de pagamento do trabalhador.
Nesse caso, é preciso ser trabalhador assalariado com tempo de 3 meses ou funcionário público. Então, basta solicitar o cartão para negativados no banco que permite essa opção, como o banco BMG.
3 – Limpar o Nome
A última boa dica para quem está com a restrição do nome no SPC ou no Serasa é limpar o nome, obviamente. Dessa forma, após conseguir êxito, o cliente poderá solicitar em várias empresas e bancos para ter acesso a um cartão de crédito tradicional.
Lembre-se, no entanto, que as empresas têm 5 dias para liberar o nome da pessoa que está inadimplente após o pagamento do débito. Além disso, é preciso alguns meses e um bom comportamento financeiro para aumentar e restabelecer o score financeiro.
As taxas dos cartões para negativados
Não existe uma taxa de juros ou de anuidade fixa para todos os cartões para negativados. Assim, o que se sabe é que os pré-pagos, na maioria, não tem anuidade ou mensalidade. Nem mesmo os consignados.
E o cliente também não tem que se preocupar com o atraso no pagamento, já que no caso do pré-pago, sem limite o cartão não pode ser usado. Outra coisa é que o consignado desconta a fatura diretamente da folha de pagamento, o que evita atrasos também.